ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO GEEKIE TESTE 

 

  1.  O QUE É O GEEKIE TESTE ENEM

O Geekie Teste é uma avaliação equalizada com o Enem que permite que o gestor tome decisões pedagógicas mais assertivas, baseadas em dados concretos - disponibilizados no formato de relatórios na plataforma - quanto ao desenvolvimento da escola, da turma e de cada aluno, individualmente. Através dessas informações, é possível criar planos de ação e reorientar práticas pedagógicas. 

As avaliações são feitas com base na matriz Enem, que, por utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI), permite que gestores, professores e alunos comparem a nota obtida à nota dos exames oficiais (Enem) e ao longo do tempo. A avaliação nos permite:

(1) analisar e comparar o desempenho de diferentes alunos, submetidos a diferentes avaliações (ex. 1ª, 2ª e 3ª aplicação Geekie Teste).

(2) ter uma nota comparável com o Enem


2. COMO ESTÁ ORGANIZADA

 

Para a prova do Geekie Teste Enem os ciclos atendidos no projeto são 1, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os itens das provas são inéditos (elaborados pela Geekie e ainda não divulgados) e pré-testados.

A prova é elaborada na matriz de referência do Enem proposta pelo INEP/MEC. E a diferença entre as provas de cada ano está na faixa de proficiência (nível de dificuldade) que a prova se propõe a avaliar.

 

São dois cadernos:

Caderno 1: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

 1ª série
2ª série
3ª série
Quantidade de itens
90 itens (45 por caderno)
120 itens (60 itens por caderno)
180 itens (90 itens por caderno)
Tempo de prova
2h15 por caderno
3h por caderno
4h30 por caderno

 

 

Caderno 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e  Matemática e suas Tecnologias

 1ª série
2ª série
3ª série
Quantidade de itens
90 itens (45 por caderno)
120 itens (60 itens por caderno)
180 itens (90 itens por caderno)
Tempo de prova
2h30 por caderno
3h20 por caderno
5h por caderno

 

O tempo médio estimado para a resolução de cada item é de 3min20s.
 

 

  1.  QUANDO SERÁ APLICADA

 

O agendamento será liberado para os dias: 10/09/2018 à 05/10/2018. Este é um agendamento único, não é necessário nenhum esforço da escola em agendar diretamente na plataforma.

 

As escolas devem se organizar de acordo com a disponibilidade de equipamentos e calendário escolar. 


  1.  INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO:

- O coordenador pedagógico da escola deve organizar internamente o calendário de aplicação das provas para cada ano, dentro dos dias de agendamento (10/09/2018 à 05/10/2018) , lembrando que não é necessário agendamento direto na plataforma (Modelo de calendário para a aplicação - como organizar as turmas: Faça download do calendário aqui;

- O coordenador pedagógico da escola deve comunicar professores e alunos sobre a aplicação dos cadernos de prova e a importância da realização correta das provas;

 

- O professor leva a turma ou grupo de alunos para realizar as avaliações;

- Recomenda-se que a aplicação seja feita em ambiente controlado na escola, em laboratório ou sala de aula;

- No dia da aplicação é importante que o responsável técnico da escola confira se a rede está funcionando adequadamente e reserve um tempo para os alunos acessarem a plataforma. Deixe claro qual caderno de prova eles deverão realizar neste dia. (Tutorial de conectividade aqui).

Atenção (1): Iniciada a prova, o tempo passa a correr sem possibilidade de pausa ou reinício. Garanta que o aluno inicie a prova correta e esteja atento ao tempo de duração.

 

Atenção (2): Caso ocorra alguma situação inesperada, por exemplo, queda de energia, o responsável que tem perfil de administrador pode reiniciar a avaliação (caderno) dos alunos em questão. (Veja como o administrador pode reiniciar o caderno de prova do aluno aqui).

Atenção (3): Não é indicado atrelar nota ao desempenho do aluno nas avaliações – este incentivo poderia gerar comportamentos indesejáveis, como por exemplo, a construção e compartilhamento de gabaritos.

 

Nesta central de suporte você também consegue acessar informações sobre a aplicação e seus resultados.

 

Atenciosamente, 

Equipe Geekie